terça-feira, 5 de setembro de 2017

Curso de Acompanhante de Idosos


Os cuidadores "informais" e "formais" devem desenvolver algumas habilidades e qualidades para prestar cuidado, especificadas a seguir:

Habilidades técnicas: 

É o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos por meio da orientação de profissionais especializados. Esses conhecimentos irão preparar o cuidador para prestar atenção e cuidados ao idoso (descritas nas funções).

Qualidades éticas e morais: 

São atributos necessários para permitir relações de confiança, dignidade, respeito e ser capaz de assumir responsabilidades com iniciativa. Quando não for parente, deve procurar adaptar-se aos hábitos familiares, respeitar a intimidade, a organização e crenças da família, evitando interferência.  

Qualidades emocionais: 

Deve possuir domínio e equilíbrio emocional, facilidade de relacionamento humano, capacidade de compreender os momentos difíceis vividos pelo idoso, adaptação às mudanças sofridas por ele e família, tolerância ante situações de frustração pessoal.

Qualidades físicas e intelectuais: 

Deve possuir saúde física, incluindo força e energia, condições essenciais nas situações em que há necessidade de carregar o idoso ou dar apoio para vestir-se e cuidar da higiene pessoal. Ser capaz de avaliar e administrar situações que envolvem ações e tomada de decisões.

Motivação: 

É condição fundamental a empatia por idosos. Valorizá-los como grupo social, considerando que o "cuidado" deve ser um compromisso prioritário, pessoal e também da sociedade.
O cuidador de idosos dependentes deve organizar suas tarefas de cuidado de modo a ter oportunidades de se autocuidar. Muitas vezes, o cuidador se sobrecarrega nas suas atividades e se esquece de que é uma pessoa que também necessita de cuidados. A família deve avaliar esse trabalho, em conjunto com profissionais e planejar atividades para idosos e cuidadores. Cursos são necessários, visando a orientação aos cuidadores do cuidado com o outro e consigo mesmo.

Fonte: BRASIL, Presidência Social. Idosos: Problemas e cuidados básicos. Brasília: MPAS/SAS, 1999.

Requisitos para fazer o curso de acompanhante de idosos

Ser maior de 18 anos,
Possuir o ensino fundamental
Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

Antes de ser responsável pelo site e pela empresa, sou mãe, dona de casa, blogueira e gosto de escrever. Aprendi com o meu trabalho e com as pessoas que a vida é uma Grande Escola! Sucesso e fracassos fazem parte da nossa história; queira ou não, conhecemos alegrias e decepções. Mas, a maior vitória do ser humano é aprender a ter olhos de ver e ouvidos de ouvir! É ter a certeza do dever cumprido e a humildade de reconhecer que muito temos ainda para aprender. Não afirmo que agradamos a todos, mas procuramos dar o nosso melhor, afinal se manter no mercado é uma luta diária! A Humaitá é o meu trabalho! Este é o meu emprego! Que luto com honestidade e transparência. Obrigada pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário